S3 Superação - Tecnologia GPON 



Tecnologia GPON





Sendo uma das tecnologias de transmissão de alta
velocidade que mais tem atraído atenção do mercado
de telecomunicações, é atualmente utilizada em
soluções voltadas para o atendimento tanto de
mercados residenciais como empresas, condomínios,
sites educacionais e os novos empreendimentos
imobiliários industriais.




A revolucionária tecnologia GPON (Gigabit Passive Optical Network), ou em português, Rede óptica Passiva Gigabit, surgiu como uma solução no mercado de acesso óptico, oferecendo suporte sem precedentes para alta velocidade, permitindo múltiplos serviços, entre eles: dados, voz e vídeo possibilitando a conexão do sistema de segurança de condomínios e empresas com serviços públicos.

Além disso, a integração possibilitada pela tecnologia GPON propõe uma infraestrutura de interfonia, telefonia, TV, internet, automação predial e muitos outros serviços totalmente interligados.

Concebida para satisfazer as necessidades de convergência fixo-móvel e de redes convergentes para a oferta de serviços residenciais e corporativos a GPON é bastante adequado para suportar o backhaul de redes móveis suporta serviços síncronos e a propagação de sinal. É uma arquitetura de rede ponto-multiponto, na qual spliters ópticos passivos (sem necessidade de alimentação elétrica) são usados para possibilitar que numa simples fibra óptica sirva múltiplos locais. Esta tecnologia permite ter internet, imagem em alta definição e telefone com uma capacidade superior a convencional.

Uma variedade de tecnologias e acessos pode ser sobreposta a esse núcleo, cada uma delas evoluindo para suportar os Serviços de Banda Larga, com uma variedade de acessos heterogêneos gerenciados por sistemas de múltiplos acessos baseado em rede IP, já que o GPON permite o compartilhamento da mesma fibra para múltiplos usuários, há uma redução no número de dutos da rede de acesso e no gerenciamento de fibras ópticas da rede, o que provoca também uma redução nos investimentos em rede.